Reportagem
Projeto campo de várzea
doa bolas na Barra

jornal Turma da Barra

 

Por Álvaro Braga


            Idealizado por amigos que compõem a família Turma da Barra, o Projeto Campo de Várzea, visa doar bolas de futebol às crianças carentes, pelas dezenas de ruas, becos e vielas da cidade de Barra do Corda, como forma de integração social e incentivo ao estudo. O Projeto continuará no Ano Novo e por todo o ano de 2011, percorrendo, mapeando e visitando todos os campinhos de peladas da cidade.
            Para a rua São Benedito, próximo à igreja do Calvário, uma bola novinha foi ofertada, no dia 24, véspera de Natal, pelo naruense Tonhão. Para oficializar a entrega foi convidado o tenente Dey, craque futebolista campeão pela Seleção Intermunicipal de 1991. A garotada correu imediatamente para o campinho batizado de "Estádio Flamenguista" para inaugurar a bola.
            Continuando a entrega, foi a vez do poeta e economista Mário Hélder, que fez a alegria da criançada que joga no campinho da Metereologia, e campinho dos "Puça", na Altamira, no dia 25, dia de Natal, ao presenteá-los com uma bonita bola "Jaboulani". A alegria dos moleques foi tanta que foram jogar mesmo com o campinho todo alagado. Show de bola.
            Para fazer a entrega da bola foi convidada a professora Helena Silva, que ficou muito feliz com a lembrança dizendo: "Quem entrega um presente à uma criança, se sente mais feliz do que ela".
            Uma bela iniciativa que merece todos os aplausos, pois evitar que crianças entrem na marginalidade é uma dever de todos nós. Para quem quiser participar do projeto, a Coordenação do Projeto Campo de Várzea avisa que não envie dinheiro, envie bolas, muitas bolas. Agradecem também o apoio de Heider Moraes e ao poeta Francisco Brito, que prestigiaram a entrega de bola.
            Todas as entregas e doadores serão divulgados. A criançada vai lhe agradecer muito. Façamos uma criança feliz e bola pra frente!

 


Tenente Dey, craque da seleção cordina de 1991,
campeã do Intermunicipal
faz entrega da bola à criançada do Calvário


Criançada da rua São Benedito,
atrás do Calvário, no estádio flamenguista
como eles apelidaram o campinho


Professora Helena entrega bola
para criançada do campinho da Metereologia, na Altamira


Pose da criançada na metereologia


A bola é estreada pela criançada
mesmo com parte do campo alagado


Um flagrange da "jabulani"
na lagoa do campinho da metereologia


Criançada não param de jogar
nos campinhos de várzea

 

(TB/2jan/2011)