Por que as árvores estão com folhas secas no Litorio?
jornal Turma da Barra

O professor Tonico Ferreira, de Biologia,
preocupado com o meio ambiente enviou artigo ao TB
sobre as árvores e fotos ilustrativas do balneário Litorio, na Barra,
onde estão sendo desenvolvidas obras de contenção na orla, à beira do rio Corda.
Essas obras é uma parceria entre o ministério do Turismo,
que investe 1 milhão, 950 mil reais
 e a prefeitura municipal em contrapartida
arca com 195 mil reais.
Mas as obras à beira-rio do rio Corda
parecem ter afetado as plantações da mata de galeria,
principalmente as árvores que estão às margens do rio Corda.
Observem as fotos, vejam que as árvores estão com folhas que parecem estar secas,
praticamente mortas, ocasionando uma perda ecológica para os barra-cordenses.
A pergunta que se faz é por que as árvores do balneário Litorio secaram?
Por que estão praticamente mortas e o que fazer para que sobrevivam?
Uma outra pergunta é por que não é feita audiência pública na cidade,
aprovando ou não projetos que tenham efeitos danosos para o meio ambiente?
Vejam o artigo e as fotos do balneário Litorio,
e tirem suas conclusões a respeito:


Balneário Litorio
Observe as árvores próximas
as obras de contenção do rio Corda

Por que plantar uma árvore?

*Tonico Ferreira


            Árvore, uma verdadeira máquina complexa e silenciosa. Cada ser vivo tem seu lugar na natureza e realiza muitas tarefas. As árvores são muito importantes tanto para nossas vidas como para o equilíbrio da natureza.
            Diariamente, uma árvore com 13 metros de altura absorve cerca de 250 litros de nutrientes que são dissolvidos no solo, transportando-os até o mais alto de suas folhas; as folhas por sua vez, absorvem o gás carbônico (Co2), matéria bruta para a transformação dos sais minerais em carboidratos e a luz do sol, da qual todo o sistema da árvore depende para se desenvolver; este processo chama-se fotossíntese: foto: luz, e síntese: colocar junto.
            Durante esse processo uma árvore de porte médio libera aproximadamente 2 metros cúbicos de oxigênio puro.
            As raízes são os órgãos de alimentação, fixação e sustentação. Todas as plantas funcionam como fábricas de matéria orgânica e produzem alimento para quase todos os animais sob a forma de raízes, folhas, flores, frutos e sementes.
            Quando comemos carne, estamos comendo o capim que o boi comeu e transformou em sua própria carne.
            Calcula-se que uma árvore de porte médio transpira o equivalente a 60 litros d'água por dia, a umidade escapa pela folhas na forma de vapor d'água e fica espalhada no ar, sendo que esse vapor se mistura com as partículas de poeiras que flutuam no ar ficando cada vez mais pesadas devido ao acúmulo e caem ao chão.
            As árvores são eficientes removedoras de poeiras nas ruas. Uma pesquisa feita na Alemanha demonstrou que o teor de partículas de poeira em ruas arborizadas é de apenas 25% em relação às não arborizadas.
            As grandes quantidades de vapor de água liberadas pelas árvores ajudam a controlar o clima da região.
            Por isto, as árvores podem refrescar muito uma rua, um bairro, uma cidade  e uma nação. Uma árvore de porte médio tem o mesmo poder de resfriamento de quatro maquinas de ar-condicionado.
            Assim como ocorre com as ondas de calor, também as ondas sonoras têm sua energia freada, quando se chocam com a barreira das árvores, ao bater nas folhas o som é em parte absorvido, e parte desviado de seu curso, tornando-se menos intenso ou sendo inteiramente eliminado.
            De suas folhas, raízes e frutos extraem-se óleos e substâncias medicinais para fabricação de remédios, alimentando outras indústrias como a fabricação de produtos para melhorar a estética das pessoas (cosméticos).
            Sua beleza, uma árvore é sempre bonita, o verde de suas folhas nos acalma, como é bom encontrar uma árvore quando o dia está muito quente e sol forte.
            A copa das árvores quebra o impacto das gotas de chuvas e ao mesmo tempo, o solo fica coberto por uma camada de folhas e galhos secos que caem das árvores formando um excelente adubo orgânico, sendo que essa camada que se forma por cima do solo funciona como uma esponja que absorve a água que cai de mansinho por entre a folhagem das copas.
            Essa água irá penetrar devagar na terra e alimentar as águas dos lençóis freáticos. Na beira dos rios, para protegê-los, são as chamadas matas ciliares (o nome refere-se aos cílios, que protegem os nossos olhos), que ficam nas margens dos rios; sem elas a vida do rio corre perigo, essas matas afofam o solo da beira dos rios, funcionando como uma esponja, alimentando os lençóis de água que por sua vez alimenta o rio através de suas nascentes, suas raízes evitam a erosão, pois retêm as partículas do solo (terra) e outros materiais que iriam parar nos leitos dos rios, diminuindo o oxigênio da água e os alimentos dos peixes.
            Ao plantarmos uma árvore, estaremos efetuando o "Seqüestro de Carbono", sendo as árvores o cativeiro do Co2, pois para a árvore se desenvolver ela necessita do Co2, o qual ela seqüestra do ar no processo de fotossíntese e ainda libera oxigênio puro; a árvore passa a ser o cativeiro, se for cortada ou queimada o Co2 será novamente liberado desse cativeiro.
            Precisam ser plantadas muitas árvores nativas frutíferas, pois elas têm um papel importante na alimentação de aves, insetos e morcegos que são agentes de polinização das flores e de dispersão das sementes de outras árvores nativas, ajudando a propagar as espécies vegetais num raio de muitos quilômetros e ainda serve de moradia para vários animais.
            Se não for contido o desmatamento, em apenas 25 anos, mais de 50.000 (cinqüenta mil) espécies de plantas estarão extintas. Cerca de 1,5 Km2 de floresta tropical é destruída a cada 6 minutos, neste ritmo, toda a floresta tropical restante estará destruída até o ano 2035.
            Atualmente existe apenas uma árvore para cada 500 habitantes em nosso planeta. Façamos como os índios Americanos que até hoje se recusam a cortar uma árvore viva;
            Na Indonésia, os membros da tribo Mandelings jamais aceitaram a responsabilidade de abater uma árvore;
            No Brasil os índios acreditam em seres sobrenaturais, como o Curupira e o Caapora, que perseguem e castigam quem destrói as árvores.
            As árvores são seres vivos que nascem, crescem, se reproduzem e morrem!
            Respeitar a Natureza é respeitar a vida!
            Veja o seguinte link: Site: http://www.ecolnews.com.br/agua/porque_plantar_uma_arvore.htm

*Tonico Sousa Ferreira é professor de Biologia, mora em Barra do Corda (MA)

 


Image do Litorio e suas árvores
com folhas secas

 


Outro ângulo da obra de contenção
do balneário L
itorio

 

 


Obra de contenção do Litorio

 


Um grupo de jovens
tomando banho no Litorio

 


Uma árvores no meio
da obra de contenção do Litorio

 

 

(TB19nov2010)