Visita às nascentes do Corda e Mearim
jornal Turma da Barra

 

 

Durante três dias, 66 pessoas, a maioria barra-cordenses, 
visitaram as nascentes dos rios Corda e Mearim entre sexta 25 a domingo 27.
O TB publica o relatório da Coordenadoria do Meio Ambiente, da Prefeitura barra-cordense, enviado por Raimundo dos Reis Ribeiro da Silva. O objetivo da excursão é criação de uma unidade de conservação na área onde nascem rios maranhenses.


RELATÓRIO DA EXPEDIÇÃO AS NASCENTES DOS RIOS CORDA E MEARIM

"Prefeitura Municipal de Barra do Corda
Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
Expedição às Nascentes dos Rios Corda e Mearim

 

                         A Prefeitura Municipal de Barra do Corda, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com os alunos e monitores do Projeto de Educação Ambiental e Ação Integrada – PEAI, imprensa local (TVBC),  ambientalistas Ênio Pacheco e Fernando Soares, fiscal do IBAMA e colaborador Ivan, vereadora Nilda Barbalho, os empresários Zé Arnaldo Leão e Rejânea Luiza (Jane Cabelo’s), Profª Cidália, membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Grajaú. Patrocinados pela Merck – Barra do Corda, Banco do Nordeste – Agência Barra do Corda, IBAMA – Escritório Regional de Barra do Corda, Secretaria Municipal de Finanças de Barra do Corda e Fazenda Agro Serra. E com o apoio de empresários locais, Secretaria de Meio Ambiente de Grajaú, vereadora Nilda Barbalho, Rádio Rio Corda FM e TVBC, Secretaria municipal de Educação e Projeto PEAI coordenada pelo Sr. Raimundo dos Reis Ribeiro da Silva, coordenador municipal do Meio Ambiente, presidente do CONDEMA, idealizador e coordenador do Projeto PEAI, realizaram nos dias 25, 26, e 27 de maio de 2007 uma expedição composta por 66 pessoas às nascentes dos Rios Corda e Mearim, com o objetivo de apresentar o cenário ambiental aos alunos do Projeto PEAI e colher mais informações para que se trabalhe melhor a proposta de criação de uma unidade de conservação apresentada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Grajaú, abrangendo as nascentes do Rio Grajaú, Rio Corda, Rio Mearim, Rio Piranhas, em uma área total de 1.718.397,419 ha, envolvendo 12 municípios: Balsas, Barra do Corda, Feira Nova do Maranhão, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, nova Colinas, Riachão, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Sítio Novo.

                         No primeiro dia da expedição nos juntamos aos integrantes de Grajaú, em seguida partimos rumo às nascentes do Rio Mearim no Município de Fortaleza dos Nogueiras, onde pernoitarmos às margens do Brejo da Menina, no dia seguinte, sábado pela manhã fomos até as nascentes do Rio Mearim propriamente dita. Lá chegando foi feito todo o levantamento da área com entrevista junto aos moradores e o proprietário Sr. Damásio. Ele nos afirmou que de alguns anos para cá sua comunidade composta de filhos, netos e genros vem mudando de mentalidade, haja visto que as pequenas roças no toco praticadas por eles são distantes da mata ciliar que protege as nascentes e, de acordo com o depoimento de alguns convidados da comitiva que já estiveram naquele local, observaram que o ambiente já modificou bastante pra melhor. No mesmo dia, por volta das 10:30 horas fomos para a sede da Fazenda Agro Serra, próximo a cidade de Fortaleza dos Nogueiras, onde fomos recepcionados e bem acolhidos até a manhã do dia seguinte pelo técnico em segurança Sr. Arlindo. Durante o tempo que permanecemos na Fazenda Agro Serra, tivemos a oportunidade de conhecer as instalações e, por uma apresentação em slides foi exposta a estrutura, o funcionamento e as preocupações da Agro Serra com o Meio Ambiente. Foi também mostrado aos diretores-funcionários da empresa e integrantes da expedição, o Projeto de Educação Ambiental – PEAI ao final foi aberta as discussões sobre a conservação e preservação das nascentes do Rio Corda, de propriedade da Fazenda Agro Serra. No fim das discussões foi sugerido pelo Sr. Arlindo, que fizéssemos um termo de compromisso assinado por todos os interessados onde a empresa Fazenda Agro Serra irá manter as nascentes como estão, além de acompanhar e fiscalizar, no sentido de mantê-las preservadas. No dia seguinte, já no domingo fomos até a nascente do Rio Corda, onde pôde-se constatar ainda o bom estado de preservação daquele local.

                         Encerrada as visitas; ao meio dia de domingo, 27, retornamos à cidade Barra do Corda passando por belíssimos brejos de águas cristalinas, com uma rápida parada por volta das 17:00 h no povoado Boca da Mata e em 45 minutos foi preparada a refeição para a comitiva, chegando em Barra do Corda às 22:00h de acordo com o programado."