Homenagem
Professor Robson Barbosa
Muitas saudades

jornal Turma da Barra

 


Professor Robson Barbosa
sentado no sofá da sua casa

*Álvaro Braga

            Em nossos bate-papos certa vez perguntei a ele: Professor Robson, por que Filosofia?
            Ele respondeu com uma pergunta: - Por que não Filosofia?
            Foi um professor admirável e admirado. Nunca precisou de um livro para consultar em sala de aula. Estava tudo em sua cabeça, como relembrou a sua cunhada, Elizeth Delgado.
            O amigo Valtin Ribeiro me contou que em sala de aula o professor Robson deu um exemplo do soldado que havia perguntado a Napoleão Bonaparte qual havia sido o maior general da História, e ele respondeu que o maior general da História foi Jesus Cristo, que ganhou o mundo inteiro sem disparar um só tiro.
            Professor Robson Barbosa estava escrevendo um livro sobre filosofia. Ele possuía muitos projetos para apresentar à cidade como uma Mostra de sua coleção de discos de Chico Buarque. Só raridades, que poucos colecionadores possuem.
            Ele vibrava quando colocava alguns de seus projetos em execução como o Programa "Relíquias Musicais" que fazia com a Josy na Difusora e depois foi para a TV Santa Clara. Tambem apresentou o mesmo programa na TV Jitirana por algum tempo. Consistia em apresentar velhos clips musicais das décadas de 60, 70, 80 e 90.
            Quantas vezes ele nos brindou com as jóias de seu acervo musical na sala de sua casa, constantemente de portas abertas para receber os amigos, principalmente nas reuniões e saraus literários da Arcádia Barra-Cordense, onde se ouvia um bom violão, se declamava uma boa poesia e se degustava um bom vinho, com a grande hospitalidade de dona Eliene.
            Havia em sua mente, também o desejo de fazer um Auto de Natal, peça teatral e organizar uma Banda de Pífanos.
            Penso que os projetos são secundários, pois ele nos deixou o que havia de melhor: o seu exemplo de vida!
            Sua última frase em recente entrevista foi: - Fiquem na Paz de Jesus.

*Álvaro Braga é historiador, mora em Barra do Corda (MA) 

(TB31mar2012)