Nota
Prefeitura envia nota de esclarecimento
jornal Turma da Barra

Depois de três dias em que denúncias sobre a situação da saúde de Barra do Corda foram ao ar pelo programa evangélico ‘Cristo liberta’, em que cita atendimento por parte do SAMU e hospital na Altamira, a Prefeitura Municipal barra-cordense enviou “Nota de Esclarecimento” como se as denúncias tivessem sido originadas da redação do TB.
A manchete da nota do TB é esta: "Programa evangélico denuncia Samu e hospital".
Leia nota na íntegra: 

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE BARRA DO CORDA

"A nota publicada no “Turma da Barra” sobre o atendimento do SAMU e do Hospital Acrísio Figueira, causou espanto em muitas pessoas conscientes, não pelo descaso dispensado ao paciente, conforme foi denunciado pelo editor, e sim pelos disparates e inverdades ali apontados. A pessoa em questão foi atendida tanto pelo SAMU, quando recebeu os cuidados médicos do Dr. Antonio Fortes, quanto pelo HAF, com os cuidados do Dr. Marcelo.

O atendimento pode não ter sido de primeiro mundo, mas pela manifestação de satisfação do paciente, o Sr. Newton, não deve ter sido tão ruim, pois além de agradecer aos médicos que o atenderam, cumprimentou efusivamente os demais funcionários da Emergência, irradiando em seu semblante incontida alegria por sua irrefutável melhora.

Talvez o exemplo da eficiência ou não dos serviços médicos prestados à população de Barra do Corda e região fosse muito mais eloquente, se apresentado pela genitora do nobre editor, pois é paciente assídua do HAF. Assim, ainda há tempo de corrigir o seu respeitável conceito de avaliação.

Quanto aos outros comentários tecidos com respeito aos acompanhantes de pacientes do HAF que “dormiam” ao relento, não negamos que possa ocorrer, pois os cuidados médicos que se dispensam aos pacientes no HAF, por determinação da Administração do município, não devem e nem podem ser de “enrolação”, ou seja, o paciente tem de ser rigorosamente examinado, medicado e acompanhado sob observação médica, até o tempo determinado pelo médico responsável pelo atendimento. Isso, às vezes, demanda tempo, tempo que consideramos preciosíssimo para o paciente e familiares. Portanto, temos certeza que essa espera observada pelo denunciante, a qual ele considera desgastante e humilhante é, no fundo, benigna.

Aproveitando-nos do ensejo, informamos a realização de um mutirão de saúde levado a efeito no bairro Vila Mariano, com atendimento médico e odontológico, considerando que aquele bairro ainda não foi contemplado com uma UBS (Unidade Básica de Saúde), benefício que já gozam os moradores dos bairros de Juá, Araticum e adjacências; Nossa Senhora das Dores e adjacências; Vila Nenzin II e adjacências; Tresidela (Norte) com uma Unidade na Rua Rio Juruá, a qual atende, também, o bairro Cerâmica.

Erramos por não convidar o nobre editor para as inaugurações das ditas UBS (pois seria uma ótima oportunidade de constatar a satisfação popular), as quais são equipadas para propiciar atendimento satisfatório, pois conta com uma equipe de profissionais da saúde composta de: médico, enfermeiras e técnicos de enfermagem, além do serviço de triagem para atendimento odontológico. Para alguns pode não parecer, mas a saúde em Barra do Corda funciona sim."

 

Redação do TB esclarece: A nota que o TB publicou na segunda-feira 25 repercute denúncias do locutor do programa evangélico ‘Cristo liberta’, registradas e irradiadas na manhã de segunda-feira 25 para toda população de Barra do Corda; O TB desde o início de 2010 tem dois editores, certamente a Assessoria de Comunicação da Prefeitura deixou de verificar os devidos nomes que estão grafados na página principal do nosso portal; A nota do TB é um trabalho da equipe de reportagem baseada em Barra do Corda e não é nota solta de qualquer editor; A propósito a nota do TB cita também o caso do Samu, pois em contato com a redação do TB via twitter, o locutor do referido programa evangélico reafirma que se “depender do Samu e da central 192, o cidadão morre mesmo.”


(TB/27/jul/2011)