Homenagem
Né Tainor faz 90 anos
jornal Turma da Barra

 

Durante três dias, de sexta 24 a domingo 26 de agosto, 
o povoado Escondido parou para comemorar os 90 anos do patriarca Manoel Ferreira Melo, o Né Tainor. Membros da grande família Melo, filhos, netos e bisnetos e amigos,
 que moram em diferentes cidades, estiveram presentes. 
O neto Ornilo Filho relata como foi a festa.



Né Tainor em frente ao bolo dos seus 90 anos
À esqueda, a filha Ivanete e Ornilo à direita



Aniversário de 90 anos de Manoel Ferreira de Melo
(Né Tainor)

*Por Ornilo Filho

            No último dia 24 de agosto, a família Melo, esteve reunida em momentos de muita alegria e emoção. O motivo de tanta festa foi a comemoração pelo aniversário dos 90 anos do nosso patriarca maior, Manoel Ferreira de Melo, mais conhecido como Né Tainor.
            Como não poderia deixar de ser, nos reunimos, praticamente toda a família (filhos, genros e noras, netos, bisnetos, irmãos, sobrinhos, demais parentes e amigos) na casa do nosso anfitrião, no povoado Escondido, localidade onde ele praticamente fundou, sendo hoje o morador mais antigo.
            Tivemos uma programação que perdurou por todo o final de semana. Na sexta-feira, foi celebrada uma missa na capela que fica em sua propriedade e que foi por ele construída a pedido da sua esposa dona Inês (já falecida), no sábado 25 houve um grande churrasco às margens do riacho Escondido, com direito a música ao vivo, discursos e declamações. Por fim, no domingo 26 alguns tiveram que retornar, mas outros ainda permaneceram por lá, pois momentos de tamanha alegria, um simples final de semana não poderia ser suficiente.
            Né Tainor, ao longo dos seus 90 anos de vida, sempre primou pela honestidade, pelo trabalho para dar um melhor futuro para os filhos, pela humildade, enfim, todas as características que os homens de bem possui, Né Tainor tem de sobra. Hoje carrega as marcas de uma vida árdua, travada com batalhas de horas e horas de trabalho pesado, mas nem por isso é homem de se reclamar da sorte que lhe fora imposta, muito pelo contrário, aos que tiveram o privilégio de conviver com esse grande homem, sempre presenciaram momentos de muita perseverança na sua labuta diária e nenhuma lamentação.
            Exemplo de pai, esposo, avô, bisavô, tataravô, irmão e amigo, Né Tainor conseguiu, dentro das suas limitações de homem da roça, reunir características de um sertanejo nato bem como de homem de negócios.
            Hoje, aos 90 anos de idade, com suas forças reduzidas pelo tempo, ainda encontra motivação para fazer o que sempre foi a sua marca registrada: trabalhar.
            A família Melo sente-se orgulhosa de ter esse grande homem como referência. Por tudo que ele representa para nós e por tudo de bom que plantou é que temos o prazer de dizer: Feliz Aniversário NÉ TAINOR.

*Ornilo Sousa Melo Filho é neto de Né Tainor, mora em São Luís (MA)


Né Tainor (no centro) com oito filhos
Os filhos (da esquerda para direita): Edinar, Ivanete, Mariinha, Gezi, (Né Tainor), José Melo,
Raimundinho, Nezildo e Ornilo

 

Atenção: Veja mais fotos da festa dos 90 anos de Né Tainor: Clique aqui

(TB2set2012)