Ator José Henrique é aplaudido
no papel de Jesus Cristo

jornal Turma da Barra

 


José Henrique
Foto de Lucas Honorato

A peça Paixão de Cristo é encenada há 34 anos.
Mas José Henrique fez um dos melhores papéis de Jesus Cristo dos últimos anos.
Ele levou muito a sério o trabalho,, transfigurou-se, pois segundo ele queria um dia vivenciar o sofrimento de Jesus Cristo

 

O ator José Henrique, de 22 anos, foi convidado pela diretora Juraíza Bílio para fazer a peça Paixão de Cristo faltava uma semana para sua encenação. Henrique foi uma sugestão da Cida, que fez Cláudia, mas José Henrique teria pouco tempo para, estudar o texto, ensaiar com os outros atores e se concentrar para apresentação do trabalho.

“Foi um desafio”, disse José Henrique ao jornal Turma da Barra. “Graças a Deus tudo deu certo. Foi uma experiência incrível”, completou.

Mas na última cena, que é o ato da crucificação, José Henrique estava tão cansado, mas tão cansado que desmaiou. Ele não viu, mas muita gente chorou e ele saiu aplaudidíssimo, levado para o hospital para tomar soro, tomar glicose nas veias.

Depois de tomar soro no hospital, foi para sua casa na Altamira e às 3h da tarde lá estava José Henrique na igreja novamente para acompanhar a via-sacra com a costa toda dolorida. “Está toda vermelha”. “Mas não tem nada não. O que eu queria era vivenciar, ver como foi o sofrimento de Jesus Cristo, que morreu por nós”.

Também acrescentou que a parte que achou mais difícil foi àquela que ele contracena com Caifás. Outra parte difícil foi quando aconteceu a primeira queda levando a cruz para o Calvário. “Achava que não ia aguentar”. Mas disse que se apegou a Deus e conseguiu levá-la até o final.

Também disse que não sabe se vai a Tuntum no domingo 20 para uma nova apresentação. Tuntum foi onde eu nasci. Mas o que “eu queria mesmo era vivenciar o papel de Cristo, nem sabia que tinha cachê.”

Perguntamos a José Henrique se depois desse papel feito com vontade, amor e raça, seu plano é ser padre?.- Ainda não sei se quero ser padre, antigamente tive namoradas. Estou vivenciando a verdadeira igreja há 2 anos e meio.

José Henrique faz parte do grupo de jovens católicos da Altamira. Em julho de 2013, ele esteve no Rio de Janeiro, na jornada mundial da juventude. Atualmente faz o curso de Educação Física, o qual quer concluir esse final de ano.

 

 


José Henrique
Foto de Leomar Ferreira


Praça Melo Uchoa – personagens da peça
Foto de Leomar Ferreira


José Henrique na crucificação
Foto de Rosenir Silva


José Henrique rezando
 com grupo de jovens
Foto de Mizael Corrêa


José Henrique
rezando no Calvário
Foto de Mizael Corrêa

 

(TB19abr2014)