Turismo
Um sítio-balneário em pleno sertão maranhense
jornal Turma da Barra



 Ivete ladeada pela turma da excursão

 

No sábado 21 de abril, de manhã cedo, às 5h da manhã, uma turma de dez barra-cordenses começava uma excursão turística ao Sítio da Ivete, um balneário particular, que fica distante 102 quilômetros de Barra do Corda, que atualmente pertence ao município de Fernando Falcão.

O roteiro dessa turma formada por Joab Ferreira, Cleuzenir Chaves, Valder de Sá, Janaina Lopes, Dayane Bomfim, Pablo Montoya, Cassio Nava, Maria Cristina, João Pedro (Contador) e Esposa) foi iniciada pela antiga estrada que liga BDC a Cachoeira Grande. Antes da entrada para a Cachoeira, segue-se pelos povoados Vila Real, Novo Brejo, Santa Fé, Veneza e Boca da Mata e finalmente Passagem de Pedra, onde está fincado o Sítio da Ivete Lobo Maciel, uma casa onde ela foi criada e tem a tradição familiar de século.

O barra-cordense Joab Ferreira, que escreve abaixo uma crônica da viagem, disse ao TB que uma excursão dessas cada membro gasta em média 200 reais. Também é aconselhável levar alimentos e bebidas a gosto, mesmo porque no trajeto se cruza com vários riachos, atrativos para um bom banho. 

No Sítio, a Ivete dispõe para vender cerveja em lata, onde cada uma sai por 3 reais. Também ela serve galinha caipira que fica em torno de 80 reais. O alojamento costuma ser gratuito. Algumas caravanas levam barracas. Mas há um barracão, onde o turista pode instalar redes. Mas o melhor da Ivete é a hospitalidade e o contato com natureza, os banhos no riacho em diversos portos espalhados pelo Sítio da Ivete. 

Em sua crônica logo abaixo, Joab Ferreira não diz que tudo são flores. Ele emite um SOS, um pedido de socorro. Segundo ele há desmatamento na região do sertão para retirar carvão vegetal para siderúrgicas. “Os brejos cantam o canto de socorro”, frisa Joab Ferreira.

Leia e veja as fotos da viagem dessa turma ao Sítio da Ivete.

 

 

Barra do Corda – Fernando Falcão:
Passeio: Sítio da Ivete

*Por Joab Ferreira

            Tornou-se tradição um passeio para o sítio da senhora Ivete no povoado Passagem de Pedra no município de Fernando Falcão. Assim muitos grupos de pessoas todos os anos buscam ainda um pouco de natureza selvagem para usufruir das belezas naturais que ainda insistem em existir naquele rincão sertanejo do Maranhão.
            Não foi diferente com esse grupo de dez) aventureiros e amantes da natureza : Joab Ferreira, Cleuzenir Chaves, Valder de Sá, Janaina Lopes, Dayane Bomfim, Pablo Montoya, Cassio Nava, Maria Cristina, João Pedro (Contador) e Esposa.
            Nos dias 21 e 22 de abril do corrente ano, saboreamos o gosto das belezas preservadas da daquele sítio da senhora Ivete, como também da sua simplicidade e cortesia em receber as pessoas que lá chegam. Brejo intocável, mata ciliar preservadíssima, buritizais anunciando boa safra, e um barracão para o deleite das visitas. Ressalta-se os nomes dos portos para se tornar parte integrantes do cenário: Porto dos namorados, porto da amizade, porto do amor, porto do aconchego, e tira a c... .
            Todavia, o outro lado da moeda é de preocupação, pois o desmatamento daquele ecossistema para grandes plantações de eucaliptos e conseqüentemente para a fabricação de carvão vegetal e outras culturas já chegou ao limite. S. O. S. clama o nosso sertão. Os brejos cantam o canto de socorro.
            Assim foi a viagem. Saída de Barra do Corda as 5h de sábado 21 de abril, com destino ao povoado Passagem de Pedra, para o sítio da Ivete. Passando pelo povoado Vila Real, primeira parada para o reabastecimento etílico e frito, seguindo nova parada no povoado Novo Brejo, logo após povoado Santa Fé, chegamos então no povoado Venesa. Agora sim. Um brejo a nosso dispor. Seguimos para o povoado Boca da Mata (do amigo Natim ). Por volta das 12h rumamos para o destino da viagem chegando lá às 13h30. Um paraíso para ser vivido.
            Um fogão de lenha passou a ser o serv-self de chambari, galinha caipira arroz branco e farinha sertaneja. Bom, um brejo, um barracão de palha, e uma daquela chuva fininha para ornar ainda mais o cenário. Lógico e mais duas loiras para completar. A gelada e a quente.
            A despedida não poderia ser diferente. Saudades já eram presentes nos integrantes do gr
upo. Partimos para o mundo real da pressa. Mas dispostos retornaremos noutra oportunidade.
          
  Para nossa anfitriã Ivete nossa estima e consideração. Obrigado pela acolhida. Que Deus a proteja.

*José Joab Ferreira de Souza é professor, mora em Barra do Corda (MA), filho de Benones Souza e Irecê Ferreira, neto de Doca Ferreira

Serviço:
Cássio Nava aluga caminhão para excursão: (99) 8143-4585


O riacho que corta o Sítio da Ivete


O riacho que corta o Sítio da Ivete


O riacho que corta o Sítio da Ivete

 


Flagrante de brincadeira no riacho

 


Joab mostra o suculento corredor

Veja mais fotos da excursão Sítio da Ivete: Clique aqui

 

(TB01mai2012)