Euclides Borges faz 95 anos
Um Borges de quase 100 anos
jornal Turma da Barra

 


Euclides Borges

 

            A rua Tiradentes, em Barra do Corda, na noite de sábado 15 era só alegria. Boa parte da família comemorava o aniversário de Euclides Borges Diniz, o patriarca de 95 anos, que gerou nove filhos, 21 netos, casado três vezes, juntou-se outras cinco e a última esposa é dona Maria da Luz Borges Diniz. 
            ‘Seu Euclides’ recebeu declarações amorosas dos filhos. Um deles, Naldo Borges, que é militar, disse: “15 de novembro de 1918 nascia meu herói, meu espelho. Hoje parabenizo o senhor meu pai pelos seus 95 anos, e te agradeço por tudo que me ensinou nesta vida. Feliz aniversário”. 
            Outro filho, Erismar Borges, que mora em Brasília, declarou: “Meu Papai é lindo! 95 anos de pura vitalidade e conhecimento. Te amo muito!” 
            Por que filhos admiram o pai Euclides com declarações bem amorosas. O filho Naldo respondeu ao jornal TB: “Esse amor é basicamente pelo caráter e honestidade que ele tem vivido esses anos todos.” 
            Acrescentou Naldo: “Lembro de uma história que ele mesmo me contou, que tendo ele uma dívida muito alta a pagar, um certo amigo lhe disse, Euclides, se você pagar essa dívida você vai ficar pobre! E ele respondeu que mais vale o bom nome do que as muitas riquezas. E pagou sua dívida! Eis ai um homem pobre e humilde mais com um nome intocável!” 
            Dos nove filhos, Euclides Borges não se descuidou da educação. O filho Roberto Borges é formado em Geologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rozilda Borges é formada em Letras. Naldo é militar, bacharel em Enfermagem e está concluindo Odontologia. 

Histórico

            Euclides Borges nasceu na fazenda São Bento de propriedade dos seus pais, Pedro Borges Diniz e Emerenciana Borges. Atualmente a fazenda é o povoado São Bento, que fica perto do Ipiranga, do outro lado do rio Mearim, onde a escola tem nome do Pedro Borges, em homenagem ao primeiro morador da localidade.
            Quarto filho entre oito irmãos,  a mãe Emerenciana Borges faleceu quando ele tinha dez anos de idade. Atualmente estão vivos apenas a irmã Francisca e ele próprio.
            Para comemorar os 95 anos, parte da rua Tiradentes, nas proximidades do banco do Brasil, foi fechada com autorização da prefeitura. A família programou uma missa/culto, carro com mensagens elaboradas pelos filhos, fogos de artifício, comida e bebidas.
            Mas segundo Naldo Borges, quase não havia essa festividade. Euclides Borges Diniz esteve hospitalizado e obteve alta três antes do aniversário. E deu tudo certo para que houvesse os 95 anos do patriarca Euclides Borges Diniz.

 


Amparo Borges (filha do segundo casamento), Naldo Borges Diniz; 
patriarca Euclides Borges, Rozilda Borges e Izaura (filha adotiva

 


Karyn, Ingryd, Gabriele e Gabriel (netos)

 

(TB18nov2013)