Matéria
Povoado Escondido
festejou seus 172 anos

jornal Turma da Barra


O povoado Escondido, que fica a 36 quilômetros de Barra do Corda,
atualmente é um dos melhores balneários de Barra do Corda

            O povoado Escondido, um dos mais antigos de Barra do Corda, comemorou, sábado 19, seus 172 anos de existência com grande festa, que segundo o músico Pirró dos Teclados reuniu mais de 2 mil pessoas.
            A data era reclamada pelos moradores mais antigos que, pela tradição oral, cantam em prosa e verso o seu passado de glórias. Coube ao senhor Zilmar, acólito da igreja local e vaqueiro do senhor Ornilo Melo, a tarefa de fazer a pesquisa e organizar o evento comemorativo. Conta o senhor Pirró, que as tradicionais famílias de codinomes Tainor, Aninha, Badé e Jaó forneceram dados para a pesquisa.
            A festa foi realizada, com a presença do Pirrozinho dos Teclados, para comemorar a origem da localidade Escondido que tem esse nome devido ao local onde se esconderam em 1839 dezenas de revoltosos do movimento sufocado pelo Duque de Caxias, denominado Balaiada, provenientes das Aldeias Altas.
            Conta o senhor Pirró: “Eles vinham fugindo das tropas e acharam que aquele vão entre serras, com um brejo no meio, era o ideal para se esconderem, e então fincaram uma bandeira numa picada que ia para Barra do Corda, e passaram a morar na região. Daí a origem do nome Escondido.”

(TB26nov2011)