Prefeito diz que prefeitura foi saqueada
jornal Turma da Barra

 


Prefeito Eric Costa
chegando para trabalhar na prefeitura

A entrevista foi concedida à imprensa no auditório principal da Câmara Municipal.
A equipe do TB, apesar de não ter sido convidada, recuperou alguns pontos.

Na primeira entrevista à imprensa, o novo prefeito Eric Costa disse que encontrou a prefeitura “saqueada”. Levaram tudo, apropriaram-se de mesas, cadeiras e até fiação de internet. “Uma falta de respeito com o dinheiro público”, disse Eric Costa.

Também disse que quer fazer uma reforma geral no sistema de saúde pública barra-cordense, de imediato quer contratar 20 médicos.

Acrescentou que vai lutar com unhas e dentes para trazer a UFMA, para isso, a Cooperativa Copaba já doou uma área no bairro Canadá.

Sobre a situação financeira, até agora, encontrou uma dívida que ultrapassa 5 milhões de reais e encontrou as contas zeradas e a folha de pagamento do funcionalismo público atrasada.

Prefeitura
Prefeito Eric Costa disse que até o presente momento se apurou um débito de 5 milhões de reais e encontrou a conta zerada. E atraso com a folha do funcionalismo municipal.

UFMA
Sobre a UFMA, ele disse que já se antecipou e havia conseguido junto ao Rubervan, da COPABA, a doação de uma área no Incra para lutar com unhas e dentes pela Universidade. Disse que a Cooperativa COPABA vai doar a área para o município poder ter elementos para conseguir UFMA.

Saúde
Eric disse que fará uma total reformulação no hospital e na saúde. Citou a conversa com o secretário Murad e o mesmo disse que havia recebido visita de Nenzin, já com pesquisas da insatisfação cordina com o sistema de saúde pública nas mãos e ouviu dele, na época, que a saúde de Barra do Corda estava ótima e que ganhava de muitos hospitais de São Luis."

Necrotério do hospital
Sobre a falta de consideração e aviltamento à dignidade humana do hospital público que expõe os cadáveres à visitação de quem passa na rua na chamada Pedra, que é o Morgue (Necrotério) cujas instalações ficam no quintal do hospital Acrísio Figueira, fundo para a Avenida Lulu Rodrigues, no Pequizinho.

Ainda sobre saúde disse que a gestão anterior fez um contrato com os donos do Hospital, que não é publico, no qual, recebeu o imóvel todo aparelhado em plenas condições. Agora foi ver a situação e constatou que não houveram as devidas reformas previstas em contrato e que o maquinário está em grande parte sucateado e falou: "Pense em um problema grande que estamos com eles nas mãos para resolver!"

Futebol: Cordino

Sobre o Cordino, pergunta de Zequinha Bocão, Erik disse que conversou com o presidente do Cordino e está esperando que ele traga os contratos firmados para ver como está as coisas e citou que houve uma autorização da Câmara para a prefeitura ajudar o Cordino, mas quer saber como essa ajuda foi feita pois não se localizou por toda a prefeitura o Contrato do Cordino com a Prefeitura e alertou: "Temos que ter responsabilidade com o dinheiro público previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Em se tratando de dinheiro público todo centavo tem que ser prestado contas, para serem apresentadas ao Tribunal de Contas do Estado e da União. Não seremos liberais com o dinheiro público." frisou.

Falou sobre Turismo e reafirmou o compromisso de transformar Barra do Corda em Polo Turistico. Compromisso firmado com Gastão Vieira, que prometeu vir à Barra para o Evento até abril /2013. Disse ainda que Barra do Corda não está incluída hoje no Roteiro Turístico maranhense e nacional é porque não houve vontade politica de administrações passadas, o mesmo se aplicando à UFMA.

Concurso

Sobre o concurso público ele disse que fará reunião com o Ministério Público para que, qualquer decisão tomada seja de acordo com a Lei e a capacidade do Município, para que não afete o funcionamento da máquina e dos serviços essenciais.

 

(TB3jan2013)