Artigo
Foco nas pessoas
Nossa maior riqueza

jornal Turma da Barra


Imagem do Arco do Triunfo em Barra do Corda (MA)
Foto de Cleomilton Macedo tirada no final de tarde

Barra do Corda poderá ter hoje uma oportunidade nunca vista antes
 de crescer ainda mais nos próximos anos ou caminhar para trás, isso vai depender de cada um de nós sabermos fazer de um limão uma deliciosa limonada


*Elizete Delgado

            Ao longo da minha carreira, li inúmeros livros e realizei muitas pesquisas procurando encontrar a fórmula ideal que me garantisse o devido conhecimento para levar ao público que eu assistia o acesso á profissionalização e o devido encaminhamento ao mercado de trabalho através do tão sonhado primeiro emprego.
            Estudávamos caso a caso, cada perfil, cada sonho, cada ideal, cada vocação.
            O brilho do olhar do pretenso candidato a determinada vaga, as competências necessárias, ensinadas com carinho, tendo a consciência de que cada cabeça possui o seu próprio mundo.
            A procura da perfeição cada vez mais aprimorava o trabalho de nossa equipe em aprender com os erros cometidos e continuar o árduo e estimulante caminho da melhoria contínua.
            Encontrávamos muitas pedras no caminho que nos serviam de desafios. Preparar lapidando pessoas como verdadeiros diamantes, trabalhando cada talento como único, ouvindo seus anseios, estimulando seus sonhos e como técnicos (coachings), celebrando cada vitória e cada degrau que cada um subia rumo ao sucesso pessoal e profissional.
            Fizemos nossa parte, temos a consciência do dever cumprido. Não esperamos e nem anseiamos por recompensas.
            Agradeço a todos que acreditaram no nosso trabalho e nos deram meios para realizá-lo durante esses dezesseis anos, sintam-se co-autores desse processo difícil que é formar pessoas certas para o trabalho certo.
            Procuramos entregar para o nosso público, pessoas um pouco mais ricas ou menos pobres, que conseguiram ficar mais ricas ou menos pobres antes de ficarem velhas. E isso é possível desde que haja mobilização. É preciso que os barra-cordenses se interessem por esta questão. A questão da empregabilidade.
            Falta eficiência do setor público nas três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal) na gerência do processo econômico. Precisamos caminhar na direção certa, na cadência certa e no ritmo certo. O processo de fabricar riqueza através do empreendedorismo, tendo uma renda melhor, vendo oportunidades onde outros só criticam e não criam formas de gerar trabalho e renda no município.
            Barra do Corda poderá ter hoje uma oportunidade nunca vista antes de, crescer ainda mais nos próximos anos ou caminhar para trás, isso vai depender de cada um de nós sabermos fazer de um limão uma deliciosa limonada.
            Se soubermos fazer a nossa parte das adversidades que estão nos atingindo saberemos transformar em oportunidades de negócios e entregar a nós mesmos um município melhor.
            Não vamos terceirizar culpas, vamos assumir nossas competências e correr atrás do prejuízo. Fiquem certo que a vitória será de todos nós.
            Temos a esperança de um futuro melhor, sabemos que o choro pode durar uma noite, mas a alegria virá pela manhã.

*Elizete Delgado é ex-secretária de Educação no governo da prefeita Darci Terceiro

(Dedico este artigo aos meus filhos Leonardo Arruda Delgado (técnico da equipe de natação campeões dos JEMS), Gedmilson Medeiros Delgado Filho (ex servidor da Agência do Trabalho de Barra do Corda. SINE) e ao meu filho/irmão Paulo Sérgio Moura de Arruda( SAMU), servidor concursado que pelo simples fato de serem parte de minha família estão sofrendo retaliações e perseguições da atual gestão (filhos da Elizete como dizem).

(TB31ago2013)

 

Artigo
Que o turismo seja instalado como indústria
jornal Turma da Barra


Imagem do Arco do Triunfo em Barra do Corda (MA)
Foto de Cleomilton Macedo tirada no final de tarde

“O pólo Serras Guajajara, Timbira e Canela [em Barra do Corda] 
é a mais nova região turística do estado e está em fase de implementação e estruturação. 
Barra do Corda é a principal porta de entrada e a que possui a melhor infra-estrutura e serviços.”


*Elizete Delgado

            O TB nas suas Notas Pequenas e Rápidas fez essa proposta, por sinal bastante pertinente.
            Nas articulações que estamos fazendo com meus amigos proprietários de hotel, ve
nho tentando levar essa idéia que a indústria hoteleira necessita se fortalecer e se organizar para receber os turistas.
            Enviei um comunicado através deste informativo e com satisfação li o artigo com sugestões que transcrevo em seguida:
            De Eduardo Galvão (Brasília – DF, 31 de agosto) Achei interessante sua sugestão sobre o turismo, acho que iniciativas sérias, que congreguem voluntários, trarão vantagens para a cidade. Barra do Corda é uma cidade balneária e se for investido no melhoramento dos rios e na própria cidade, construindo estrutura para receber nossos convidados, estaremos bamburando, descobrindo um rico filão de atração de pessoas. Não sou especialista no assunto, mas sugiro as providências abaixo:
            1 – realizar dragagem dos rios nos pontos de assoreamento;
            2 – instalar praias artificiais, no Guajajara e em outros pontos (em becos estratégicos, por exemplo) e fazer outras obras melhoramento;
            3 – retirada de todas as barracas do Guajajara, permitindo apenas uma lanchonete e proibindo venda de bebidas alcoólicas, a fim de oferecer maior segurança aos banhistas;
            4 – fazer parceria com os empresários ligados ao turismos (hotéis, restaurantes e lanchonetes e donos de casas de diversões) para melhoramento das instalações sanitárias;
            5 – realizar licitação para o transporte fluvial de passeio pelo rio Mearim (por exemplo: Barra do Corda a Ipiranga, ida e volta). Além de ajudar as povoações ribeirinhas, atrairia muito turistas interessados em conhecer esses poavoamento;
            6 – promover competições anuais, utilizando os rios (exemplo. natação, canoagem, etc) e outros eventos de atração de turística;
            7 – fazer licitação para escolher empresa especializada para instalação e administração de um parque balneário na cidade;
            8 – propaganda nos grandes meios de comunicação.
            A cidade, claro, conta com outras opções de turismo, que poderão ser exploradas simultaneamente. A vocação primeira de Barra do Corda é de cidade balneária. Não existe outro rio com as mesmas condições dos de nossa cidade, vamos explorá-los.

            Serras Guajajara, Timbira e Canela
            O Pólo Serras Guajajara, Timbira e Canela é a mais nova região turística do estado e está em fase de implementação e estruturação. Barra do Corda é a principal porta de entrada e a que possui a melhor infra-estrutura e serviços.
            As cidades de Barra do Corda e Grajaú são consideradas as cidades mais indígenas do estado. Um dos eventos que acontecem todos os anos e que chamam a atenção são as festas indígenas, recheadas de rituais milenares, danças, cantos, comidas típicas, artes, cores, crenças, lendas e muita alegria.
            Alguns exemplos são o Moqueado da Menina Moça, Corridas de Toras, Festa da Rainha, Dança da Laranja, Festa do Mel, Festa da Caça, Entrega do Berubu, Corrida de Flechas e outras.
            A forte cultura sertaneja da região, aliada ao patrimônio histórico-cultural também confere uma grande atratividade à região.
            O pólo Serras Guajajara, Timbira e Canela é a mais nova região turística do estado e está em fase de implementação e estruturação. Barra do Corda é a principal porta de entrada e a que possui a melhor infra-estrutura e serviços.

            FESTIVAL DE FÉRIAS
            Nos meses de junho e julho, festas juninas e férias respectivamente é importante que nos organizemos para oferecer uma programação aprazível aos nossos visitantes, pretendemos unir forças e tentar organizar através do comitê gestor o Festival de Cultura Indígena, o Festival de Música e o Festival de Férias. Parece muito não? Mas uma coisa puxa a outra nossa tática é: mirar a lua e alcançar às estrelas. Serão dois meses de programação e o que fizermos será aproveitado e reapresentado no...

            RALLY DOS SERTÕES
            Em agosto mais precisamente no dia 21 para o dia 22 o RALLY DOS SERTÕES passará e pernoitará em Barra do Corda, não podemos perder essa oportunidade de divulgar nossa cidade, necessário se faz que nos organizemos para oferecer o que tivermos de melhor e também sabermos lucrar com isso. Já sabemos que os participantes querem assistir a atrações regionais, vamos mostrar nossa cultura, nossas etnias, nossos ritmos, arte tudo que temos de melhor.
            Comitê Gestor:
            1. Elizete Arruda;
            2. Eurico Arruda;
            3. Helivandro Bessa
            4. João Câncio
            5. José de Ribamar
            6.
Osvaldo Amorin
            7. Kakrose Antonio
            8.
Tâmara Pinto
            9.
Vladimir Genuíno
            10. Villar
            11.
Cristiano Rapakroneká
            12. Erismar Constâncio da Cruz
            13. Júlio César Gomes Pinho

            Particularmente o jornal TB está feliz com essa conquista do poeta Kissyan Castro, pois traduz o incentivo que damos à literatura e a arte em geral em BDC.

*Elizete Delgado é ex-secretária de Educação no governo da prefeita Darci Terceiro

(TB7jun2012)