Artigo
Por que a violência tomou conta de Barra do Corda
jornal Turma da Barra

 


Ciro Sá

 

Sei que muitos outros fatores também contribuem para as inexplicáveis ocorrências
que a cada ano aumentam as estatísticas dos crimes em Barra do Corda e em muitos desses fatores a ação policial é imprescindível e tem se mostrado muitas vezes eficiente, mas tenho certeza que uma ação educacional forte também ajudará a diminuir tais estatísticas.

*Ciro Sá

            Cada dia ouve-se sobre algum caso de violência que ocorreu em Barra do Corda, bem antigamente todos sabem que esse fatos não eram rotina na cidade, raramente aconteciam fatos tão chocantes como os atuais, mas de um tempo para cá, tais acontecimentos só aconteciam nas grandes capitais com Rio e São Paulo, passaram a ser notícia em nossa cidade. Quando jovem, ia muito aos sábados na danceteria Holiday, que funcionava na Altamira e voltava a pé para a Tresidela. Alguns anos depois, não podia mais fazer a mesma coisa, sendo advertido por muitos que a cidade já não era mais a mesma e gangues haviam sido formadas pelos quatro cantos da cidade e ameaçavam os transeuntes pelas noites.

            Alguns tentam achar um culpado disso tudo e dizem que a violência é causada pelo crescente comércio de drogas pela cidade, outros falam que é falta de acreditar nas religiões, para mim, acho que a educação é o principal fator desencadeador da crescente violência, ou a falta dela. Em um país onde ser professor é sinônimo de precariedade econômica e que ser um estudante aplicado é igual a não ter vida social e assim, ser desprezado pelos “amigos”, faz muitas vezes os jovens desprezar a importância da educação em seu futuro e dessa forma, tornando-se um risco para a sociedade. Não estou dizendo que quem tem poucos anos de formação escolar não possa ser uma pessoa honrada e útil à sociedade, mas que essa formação tem grande importância na inserção das pessoas no meio social, quando esta é buscada na sua forma plena de ensino.

            Sei que muitos outros fatores também contribuem para as inexplicáveis ocorrências que a cada ano aumentam as estatísticas dos crimes em Barra do Corda e em muitos desses fatores a ação policial é imprescindível e tem se mostrado muitas vezes eficiente, mas tenho certeza que uma ação educacional forte também ajudará a diminuir tais estatísticas. Um bom começo são as escolas em tempo integral que oferecem dois turnos de permanência na escola para os alunos terem contatos, não apenas com as disciplinas, mas também com ensinamentos outros que proporcionem conhecimento de vida, vida em sociedade, buscando assim mostrar a todos os jovens, seu papel e sua importância no mundo. Espero que mais ações como estas sejam fortalecidas e ajudem a preservar vidas.

*Ciro Sá faz doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ)
 

(TB15jan2014)