Artigo
Chico Anysio esteve na praça Melo Uchoa
jornal Turma da Barra


            No adeus a Chico Anísio, que faleceu nesta sexta-feira 23 no Rio de Janeiro, muitos barra-cordenses lembram do humorista de carne e osso em Barra do Corda, na década de 80, apreciando a beleza da praça Melo Uchoa.
            Outros barra-cordenses lembram-no de tê-lo visto resolvendo problemas de herança de terras no cartório do 1º ofício, então comandado pelo professor Raimundo José.
            Chico Anyzio esteve em Barra do Corda porque seu pai, o cearense Francisco Anyzio de Oliveira Paulo, que na décadas de 50 e 60, era dono de uma construtora de estradas, e sua empresa trabalhou na “central”, como se chamava na época a estrada piçarrada entre Peritoró e BDC. 
            O pai do Chico Anysio deixou de herança uma grande fazenda entre BDC e Tuntum, nas proximidades do povoado Aprazível.
            Chico esteve na Barra em 1984, logo após a morte do seu pai, que morreu em 1983, acompanhado de familiares, foi ao cartório e depois deu uma volta pela cidade.
Parou na praça Melo Uchoa, desceu do carro em frente a igreja Matriz, circulou pela praça e sentou num banco nas proximidades onde funcionou a loja do Sidney Milhomem, atualmente uma loja que vende produtos de madeira.
            Algumas pessoas o reconheceram, ele aproveitou pra perguntar se alguém lembrava do pai, Oliveira Paulo, também perguntou pela história da cidade. Elogiou a beleza da praça e depois partiu.


(TB25mar2012)