Artigo
Carta aberta do esporte amador barra-cordense
jornal Turma da Barra


Capoeiritas entregam ao prefeito
carta aberta em defesa do esporte amador

Carta Aberta dos praticantes de esporte amador de Barra do Corda
 ao prefeito Weuric Costa e ao secretário municipal de Esporte de Barra do Corda, Edgar Júnior

Barra do Corda - MA, 31 de dezembro de 2013.

Senhor Prefeito e Senhor Secretário,

Barra do Corda desponta no cenário estadual, como sendo uma das cidades mais populosas, de grande território, de potencial hídrico invejável, de um povo hospitaleiro, trabalhador, criativo e com uma história de mais de duzentos anos, dispondo de uma natureza prodigiosa.

Por outro lado amargamos péssimos indicadores sociais, somos o 10.º PIB e o 46.º IDH do Estado do Maranhão, nossos problemas com a Educação são visíveis e caóticos, faltam-nos universidades públicas e gratuitas de qualidade, nosso ensino básico sofre o flagelo de políticas equivocadas que se perpetuaram ao longo de décadas.

Boa parte da nossa juventude vive em situação de risco, exposta à violência, às drogas licitas e ilícitas, à prostituição, ao trabalho infanto-juvenil e a doenças infecciosas como a Aids que se prolifera rapidamente.

Faz-se necessária a adoção de diversas medidas para a superação dessa realidade, principalmente as de caráter estrutural que temos consciência que em sua totalidade fogem à alçada da administração municipal.

Porém está ao alcance dessa esfera administrativa a adoção de uma série de ações e posturas que possam colaborar na amenização dessa situação, uma delas está no reconhecimento do potencial social e educacional que o esporte amador propicia aos nossos munícipes, mas que ao longo dos anos vem sendo negligenciado e colocado em segundo plano, sem políticas públicas definidas e sem dotação orçamentária clara.

O esporte amador não consegue ser visto por nossos gestores, como sendo algo de grande importância para a melhoria da qualidade de vida de nossa gente. Diante dessa realidade, nós signatários da presente, certos do compromisso das autoridades municipais com a melhoria da qualidade de vida da população de Barra do Corda, propomos aqui a adoção imediata de políticas públicas municipais, que debatidas e elaboradas com a participação direta das pessoas e organizações que vêm de forma heroica mantendo vivo o esporte amador de Barra do Corda, significando uma resposta e uma contribuição para a mudança dessa situação e que de fato se escreva uma nova história em nossa cidade, principalmente no tocante ao esporte amador.

Recomendamos, então, para que isso aconteça de fato, com a maior brevidade possível, a realização de um Fórum Municipal sobre Esportes a fim de que essas questões sejam debatidas e as indicações e deliberações sejam respeitadas e adotadas pela Prefeitura de Barra do Corda e outros órgãos competentes.

Signatários:

Grupo Angoleiros da Barra, o GABA Capoeira Angola;

Grupo Mundo Capoeira;

Grupo Muzensa;

Aquabarra;

Academia Corpus;

Academia Templo Gim;

Gracie Barra (jiu-jitsu);

FVTEL (Futsal feminino);

Escola CEC;

SIMPROESEMA;

AREPOM de Barra do Corda"

 

(2jan2014)