Eleições
Artesãos barra-cordenses são retaliados pela prefeitura
jornal Turma da Barra

 

            Logo após as eleições de 3 de outubro, a Casa do Artesão, sediada na rua Tiradentes, foi comunicada que a Prefeitura barra-cordense não iria mais doar 300 reais para ajudar no pagamento do aluguel da referida Casa, que sobrevive às duras penas com o objetivo de tornar-se local de trabalho e renda dos artesãos cordinos.
            A secretária de Ação Social, dona Francisca Teles, esposa do prefeito, esteve pessoalmente na Casa do Artesão, na quarta 6, para informar dessa decisão da Prefeitura. Artesãos e até um pastor de uma igreja evangélica estavam presentes quando ouviram o tom duro da secretária, que também acrescentou que se encontrasse algum funcionário da prefeitura na Casa, ele estaria demitido.
            A suspeita, no entanto, é que se trata de retaliação, porque o candidato Charles Eletricista, que teve mais de 10 mil votos em Barra do Corda, é filho de Francisquinha Miranda, a diretora-chefe da Casa do Artesão.
            Uma outra explicação que a diretora da Casa, Francisquinha Miranda, é que a secretária Francisca Teles queria pintar na frente da Casa do Artesão a logomarca da prefeitura.
            Francisquinha explicou à secretária que na Casa do Artesão funciona um ponto de Cultura, com três computadores doados pelo ministério da Cultura e que o Governo Federal não permite, nesse caso, a logomarca da prefeitura ao lado da do Governo Federal.
            Na avaliação da diretoria da Casa do Artesão, essa decisão da prefeitura é retaliação política, pois o candidato ao Senado, Charles Eletricista, é seu filho e conseguiu o segundo lugar em número de votos para o Senado Federal em Barra do Corda.
            A Casa do Artesão é um entidade social sem fins lucrativos, que reúne artesãos, pintores e artistas plásticos. A Casa está aberta permanentemente ao público, também com aulas de capacitação a jovens artesãos. Em julho, fez o único evento turístico-cultural da cidade, na praça Melo Uchoa, onde até mesmo o secretário de Cultura do Maranhão, Luís Bulcão, prestigiou o evento.

(TB27out2010)