Matéria
Futebol: Onça encara Tubarão cara a cara
jornal Turma da Barra

*Allander Passinho
Repórter esportivo do TB

No intervalo do jogo, o deputado estadual Rigo Teles (PV) brigou com o técnico do Sampaio Correa,
porque ele estava reclamando do hotel e falando mal da estrutura de Barra do Corda.

*Allander Passinho

            Um bom público compareceu no estádio barra-cordense Leandrão, na Altamira, para ver o Cordino tentar a reabilitação na Copa União, quando começa sua arrancada no segundo turno.
            Com o apoio da torcida, que compareceu em peso, a Onça começou o jogo sufocando o Sampaio. Tanta pressão, dentro e fora do campo, surtiram efeito e o atacante Dandô, aproveitando falha da zaga, balançou a roseira do arqueiro Rodrigo Ramos.
            Depois do gol o Cordino se encolheu e a pressão boliviana [Sampaio Correa] culminou com um bonito gol em cobrança de falta, indefensável para Jairo, que nada pode fazer.
            A Onça acordou e pôs as garras de fora ainda no primeiro tempo com o oportunismo e sorte do atacante Anderson, que com um leve toque tirou o goleiro e o zagueiro do Sampaio Corrêa. E esse foi o primeiro tempo de um jogo bastante movimentado de ambos os lados.
            No intervalo da partida, o técnico do Sampaio, Oliveira Canindé, e o deputado Rigo Teles tiveram uma discussão acalourada. O técnico do Sampaio estava reclamando, e com razão, da estrutura dos vestiários e logo após começou a falar mal da estrutura da cidade, foi aí que o deputado partiu pra cima do técnico, com o apoio da torcida, para cobrar explicações e falar para o técnico que aqui na Barra não é terra de ninguém para qualquer um chegar e falar o que quiser.
            Brigas e discussões à parte, o segundo tempo começou com a Onça em vantagem no placar, 2 a 1, razão pela qual o técnico da Bolívia começou a mexer no time para tentar o gol de empate.
            Enquanto o Sampaio fazia as alterações, o técnico do Cordino nada fez e como castigo levou o gol de empate.
            A Onça estava com a língua de fora e mesmo assim, por medo de tentar vencer o jogo, o técnico do Cordino foi omisso e displicente, aceitando passivamente o empate.
            A torcida, que já esperava uma nova derrota, gostou do jogo, principalmente da atuação dos craques Leudim, lateral-esquerdo, que com cruzamentos precisos dominou o lado esquerdo do time do Cordino;
            Outro destaque foi Dando, do Cordino, atacante raçudo, que não perdia uma bola para os zagueiros do Sampaio e o jovem atacante Anderson, que é um dos talentos desse time do Cordino, com dribles desconcertantes deu muito trabalho para a zaga da Bolívia e levantou a galera com jogadas de efeito. Sem falar de nosso craque Ulisses, que não jogou por estar cumprindo suspensão automática.
            O próximo jogo da Onça será contra

Lembrando para os adversários que no alçapão da Onça não adianta virem querer cantar de galo.

*Allander Passinho é repórter esportivo do TB

(TB30out2011)

 

 

Matéria
Cordino sem fôlego empata
com Imperatriz

jornal Turma da Barra

*Allander Passinho
Repórter esportivo do TB

No segundo tempo, o time literalmente morreu! 
Ficando evidenciada a falta de preparo físico dos atletas


            Neste domingão, 27, de muito calor em Barra do Corda, o Cordino recebeu o Imperatriz no estádio Leandrão, na Altamira.
            Os ingressos da partida estavam ao preço de R$ 10,00 e um bom público se fez presente para ver o Cordino tentar se reabilitar no campeonato maranhense.
            A expectativa do público era para a estreia dos reforços da defesa - um dos pontos fracos do time. O técnico interino Zequinha Bocão escalou o time ofensivamente, com Roberto do Cloude, Paulo César, Ulisses e Casa Grande. E deu resultado. Nos primeiro minutos a Onça foi pra cima do Cavalo de Aço e abriu o placar com gol do volante/estreante Gigi.
            A partir daí o Cavalo de Aço começou a dar seus "coices" enquanto a Onça ficava acuada na defesa. Sendo que o árbitro anulou dois gols do Imperatriz por impedimento. E no fim do primeiro tempo não deu outra: gol de empate do Imperatriz.
            No intervalo a torcida protestava contra o técnico Zequinha Bocão por conta da substituição do volante Dei, que estava fazendo bem seu papel na proteção da zaga.
            No segundo tempo, para quem conhece o time do Cordino, foi aquela velha história de sempre. O time literalmente morreu! Ficando evidenciada a falta de preparo físico dos atletas. Muito provavelmente pela falta de um profissional competente e com experiência.
            A Onça chegou ao segundo gol depois de jogada do lateral-esquerdo Leudin que achou o volante Gigi sozinho na segunda trave que cabeceou firme marcando seu segundo gol na partida para delírio da galera e destempero total do treinador Zequinha Bocão, que estava mais preocupado em bater boca com os torcedores do que melhorar a postura do time dentro de campo.
            A partir daí o Cordino tentava sem êxito chegar ao gol do Imperatriz. Paulo César, um dos destaques do meio-campo do Cordino, ao lado do habilidoso volante Gigi, corria, driblava, chutava, mas em vão, com pouca movimentação do resto do time e em raros lances de perigo, o Cordino se apequenou diante de sua torcida que lotava o Leandrão. Já o Cavalo de Aço corria atrás do gol de empate e teve mais um gol anulado.
            O técnico do Cordino mexia mal no time causando a fúria da torcida que destilava vários "adjetivos" ao treinador e para alguns jogadores que se arrastavam em campo. De tanto insistir, o Imperatriz chegou ao empate.
            A torcida impaciente, e com toda razão, começou a esvaziar o estádio e a protestar contra o time que pela enésima vez não jogou nada no segundo tempo.
            O Cordino com o ponto conquistado está na 8ª colocação com quatro pontos, enquanto o Imperatriz está na 7ª colocação com cinco pontos.
            A próxima partida do Cordino será segunda-feira 4, em São Luís, contra o São José.
            Chegou a hora da Onça beber água e mostrar para o que veio na competição.

(TB28mar2011)

 

Artigo
Em 2009 futebol cordino
teve ano excelente

jornal Turma da Barra

*Allander Passinho


           
O ano de 2009 foi um ano excelente para o futebol cordino. Com uma maior participação por parte da secretaria de Esportes da prefeitura municipal com nossos atletas e competições locais e regionais.
            Nas competições, as premiações que antes ficavam aquém do esperado, em 2009 superaram as expectativas, foram generosamente "gordas" na maioria dos campeonatos, mostrando, antes tarde do que nunca, maior apoio financeiro e logístico da secretaria de Esportes do município com nossos campeonatos locais.
            Os atletas tiveram uma atenção mais do que especial, como por exemplo remuneração, hospedagens de qualidade nas cidades onde disputavam os jogos, além de equipe médica à disposição dos mesmos.
            Com essa estrutura disponibilizada pela prefeitura municipal, nossos atletas levaram a nossa briosa seleção cordina, que com uma campanha sensacional, ao vice-campeonato do Copão Maranhão do Sul.
            E que venha 2010 cheio de conquistas e alegrias para nosso futebol cordino. Que a prefeitura municipal não se esqueçam dos nossos atletas e continuem valorizando com mais força o esporte local que com certeza os frutos virão e um salve para a turma do Calvário Esporte Clube, da Altamira, que conquistou no sábado 26, o Campeonato Altamirense de 2009, fechando com chave de ouro o ano repleto de conquistas.

*Allander Passinho é membro da Arcádia Barra-Cordense

(TB30dez/2009)